PROCURAMOS RELATAR AQUI DIVERSOS PONTOS TURÍSTICOS DO NOSSO MARAVILHOSO ESTADO. LUGARES E ASSUNTOS BEM DIVERSIFICADOS PARA OS GOSTOS MAIS EXIGENTES. SANTA CATARINA E A MAGIA DE SUAS CIDADES. O ESTADO RESPIRA E VIVE O TURISMO EM SUA ESSÊNCIA.
sábado, 11 de outubro de 2014
NAVEGANTES SC.
Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina, com inúmeros pontos turísticos. Destaque para o Farol da Barra, com a entrada e saída de navios diariamente, o Aeroporto, e suas praias, que durante a temporada, recebem veranistas e turistas de todos os locais do país e até do exterior. O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes recebe a visita de milhares de fiéis durante o ano. O carnaval atrai um número incontável de foliões pelo brilho, pela animação e pelo luxo. Para impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico, o poder público municipal vem investindo em obras de infra-estrutura e embelezamento da cidade.
Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder
O atual Aeroporto Internacional de Navegantes originou-se com a construção da pista de pouso e decolagem e de pátio de estacionamento para pequenas aeronaves em terras da Rela Fazenda, localizada no litoral, a três quilômetros a nordeste do centro do município de Navegantes, inaugurado em 12 de março de 1970.
A pista, inicialmente com 1.500 m, e o pátio de 150 x 73,5 m foram intensamente utilizados por agricultores e empresários locais. Ao longo dos anos, devido à intensidade do uso, a pista sofreu grande degradação além de tornar-se inadequada à operação de aeronaves de maior porte. O pavimento da pista era fraco e o sistema de drenagem, ineficiente. Procedeu-se, então, a elaboração do projeto de reforma e ampliação da pista no final da década de 70, a cargo da DIRENG.
Em outubro de 1978, o então Presidente da República General Ernesto Geisel inaugurou a nova pista ampliada para 1.701m de comprimento por 45m de largura, capaz de operar com aeronaves da categoria B, classificação usada na época, como o Boeing 737 e a Airbus A 320. O pátio também sofreu acréscimo para 198 x 73,5 m. Constou também dessa obra a ampliação do terminal de passageiros.
Em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a INFRAERO, por intermédio da Portaria n° 090/GM5.
A Lei nº 10.634, de 30 de dezembro de 2002, dá ao Aeroporto o nome de Aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder.O aumento da demanda por voos internacionais, especialmente os fretados para a região do Vale do Itajaí, que reúne as cidades de Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna e Rio dos Cedros, além das badaladas praias de Balneário Camboriú, Piçarras e Penha impulsionou a internacionalização do Aeroporto de Navegantes, que foi promulgada em novembro de 2004.
O terminal de passageiros passou por uma nova reforma, finalizada em julho de 2004, com a ampliação da área construída de 1.850m² para 5.200m² e inclusão da área de embarque e desembarque internacional.
As mais importantes linhas aéreas nacionais fazem voos diários com ligação direta para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, que a partir delas, interligam Navegantes a todo o país. Em novembro de 2011 o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder ultrapassou a marca de 1 milhão de passageiros.
Porto de Navegantes - Nosso Irmão Mais Moço! (Carlos Fernando Priess - Diretor do Departamento de Indústria Comércio e Serviços)
O país acaba de ganhar mais um porto. Para Itajaí, o seu irmão mais moço. Fruto do sonho de idealistas, liderado pelo então Prefeito Luiz José Gaya. Teve a sua concepção e nascimento, graças a um grupo privado, constituído de três empresas e um fundo de investimentos suíço e aí está o Porto de Navegantes.
O empreendimento fica em frente de seu irmão mais velho, o Porto de Itajaí, administrado pela Prefeitura, com quem colaborará, principalmente, na logística de cargas frigorificada.
O primeiro investidor, o destemido Agostinho Leão, diretor da Maresgaudium, buscou, acertadamente, parceria com a Ivaí Engenharia, de Curitiba, Triunfo Investimentos de São Paulo e o Fundo Backmoon Investment, constituindo, assim, a Portonave.
O novo porto, em Navegantes, tem 900 metros de cais, quatro berços de atracação e 250 mil metros quadrados de retroárea pavimentada e poderá receber navios de até 290 metros de comprimento.
A Portonave tem disponíveis 600 mil metros quadrados de área e está utilizando parte, nesta fase, os restantes 350 mil, por certo, no caso de uma possível e provável expansão.
A Receita Federal já publicou o Ato Declaratório, autorizando o Terminal a começar suas operações, através do alfandegamento até 2026.
Os investimentos somam R$423 milhões, sendo que R$26 milhões deverão ser gastos pelo Poder Público em obras de infra-estrutura no local, como asfalto e energia elétrica.
Algumas pessoas, querendo falar em nome do irmão mais velho, procuram enfatizar que Navegantes, não é porto e sim um terminal portuário, definição técnica, mas, que tem deixado alguns, com os cabelos mais brancos. Puro ciúme do irmão que nasceu saudável e robusto.
A grande verdade é que Itajaí, com Navegantes, deixará de ser o segundo maior do país, em movimentação de containeres, passando, os dois terminais, como um complexo, a ser o primeiro do país, sem necessitar de 14 km de cais.
Os benefícios serão revertidos aos trabalhadores portuários (estivadores, terresteiros e conferentes), já que Itajaí está anunciando melhoria e ampliação do porto, onde até 2009, serão investidos mais R$100 milhões, aumentando a área de armazenamentos e um novo berço.
É importante que os trabalhadores portuários se conscientizem do fato, já que a modernidade traz consigo novas ferramentas com tecnologias avançadas, tornando-se necessário que, filhos e netos daqueles que ajudaram a construir a grandiosidade do Porto de Itajaí, estudem e se capacitem para os instrumentos que a inteligência humana coloca a nossa disposição.
Entre irmãos, não existe subordinação imperativa, como exigem uns poucos, mas sim, direitos e deveres, de ambas as partes. A família cresce com os novos filhos, que só vem somar, no caso, para o progresso de todos.
O Mundo, o Brasil, Itajaí, crescem, Navegantes, o irmão mais novo, também tem esse direito.
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